terça-feira, 11 de setembro de 2007

"Gata borralheira você é princesa, dondoca é uma espécie em extinção..."

.
. Engraçado. Esses dias, conversando aqui e ali, surgiu a polêmica de que cozinhar é uma tática de caça, aquela de se conquistar (o alvo) pelo estômago! Hum... nem! Mexeram com meu hobbie mais antigo e um dos meus preferidos - a culinária!

Artemises e Dianas! Isso é arcaico, preconceituoso e uma fala extremamente machista - ainda mais quando vinda das próprias mulheres. Não vamos negar que existe aquela coisa né... há quem use de muitas artimanhas, daquelas T&T (táticas e técnicas), mas isso não sobrevive ao dia a dia, não por muito tempo! E eu disse “mulheres” porque foi na turma da Luluzinha que esse papo esquentou! É claro que muitos homens cozinham, mas o caso aqui é outro.
.
Na verdade, sou suspeita para falar sobre esse tema.
Cresci entre mulheres que conversavam animadamente na cozinha, aos domingos, às voltas com panelas, caderninhos de receitas e fazendo suas especialidades.

E os homens? Ah, meu avô, pai, tios e amigos participavam servindo vinho e Martini para as mocinhas (afinal, não é só o fogão que precisa de lenha). Era uma festa. Mesa posta, aquele perfume de tempero no ar e todos participavam com muito prazer daquele momento.
. .
.Quando era churrasco, daí sim os papéis se invertiam. Homens, com ou sem avental, pedindo sem parar: cadê a travessa para carne? Cadê o sal? Cadê não sei mais o que... rs... Era outro acontecimento do departamento dos rituais familiares. Ninguém ficava de fora.
.
Família espanhola e, sendo assim, claro que não faltava nem muito alho, nem muito vinho! Também não faltava quem falasse alto e quem se inflamasse com assuntos dos mais banais, tais como: onde ficava tal rua em Barcelona? Nossa! Quando se chegava a um acordo (e nem sempre isso acontecia), já era hora da sobremesa ou do charuto com conhaque. Sem isso parece que não valia. Quanta saudade!
.
Papo de cozinha soa a família, alegria, intimidade entre pessoas que se querem bem. Cozinhar é uma arte que pode estar repleta de rituais, desafios, diversão, carinho, ternura, intuição e alquimia.
.
É um carinho sim, inegavelmente, e esse existe de várias espécies. Tem aquele feito com o corpo, com palavras, com atitudes... e também com Sazón. Ah, carinho é carinho e pronto. Agora, não vamos supervalorizar o estômago e subestimar o resto! rs... Mesmo contando pontos ... “conta ponto saber fazer coisinhas: ovos mexidos, camarões, sopinhas, molhos, strogonoffs — comidinhas para depois do amor. E o que há de melhor que ir pra cozinha e preparar com amor uma galinha com uma rica e gostosa farofinha, para o seu grande amor?” (Vinicius de Moraes)
.
São tantas as formas de sedução, mas o gostoso é quando ela acontece naturalmente. Sedução que se revela no encanto que cada um tem, de fato. Encanto que exala na troca, que se expande na convivência... o resto faz parte dessa entrega.
.
Sábias são as palavras de Adélia Prado quando diz que "Erótica é a alma". Ponto.
.
Sem teorias do clube da Luluzinha ou do Bolinha! ;)

.- (As fotos são do meu álbum de família)
..