sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Sonhos em Festa!



Dezembro. Árvore pronta... sempre lá no lugarzinho dela, na memória ou no armário. Pode ser a antiga, pode ser uma nova, pode ser que nem seja montada em alguns desses dezembros, mas o lugar dela existe. Está lá dentro da gente.

Enfeites de Natal? Mesma coisa. Colocamos novos, usamos os antigos - aqueles que nos acompanham desde sempre. Pode ser que dessa vez a decoração seja outra: laços de fita, bichinhos, origamis, papéis amassados... Sejam quais forem os escolhidos, árvores sempre tem enfeites.

O lugar dos sonhos seria a nossa árvore de Natal. Em alguns momentos, por mais guardado que ele esteja, vamos buscá-lo para um ritual de renovação, só que sem data marcada. Abrimos a caixinha, olhamos lá dentro e, com todo cuidado, colocamos novo colorido, novas luzes e formas.

Alguns enfeites se perdem, outros se quebram... Guardamos pedaços de um ou de outro, mas quase sempre acabam sendo jogados fora quando ocupam espaços desnecessários.

Enfeitamos nossos sonhos com os nossos desejos mais queridos e quanto mais perto de serem realizados, mais brilho eles ganham.

É certo que em alguns momentos da nossa vida os sonhos ficam quase que adormecidos. Priorizamos o pensamento objetivo... e não é raro que isso aconteça numa tentativa de auto-preservação ou de hibernação. É o famoso Stand-by. Mas é questão de tempo!

E desarmar a árvore de Natal? Essa é outra arrumação do mesmo ritual que nos permite usufruir das alegrias que ficam até o próximo dezembro. É o nosso descanso merecido, a paz que se instaura depois da festa. Alguém poderia dizer que nem tudo é festa, mas é ela que fica. É o ciclo dos sonhos, da vida e da esperança.

Ah! Não podemos deixar de lado o Reveillon, afinal esse é um marco na organização das nossas pausas e retomada de fôlego, uma divisão do nosso tempo, aquele tempo que Drummond fez a sábia imagem do seu corte em fatias... e como elas são bem-vindas!

"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.”

Que tenhamos todos um lindo Natal, iluminado e cheio de esperança nas nossas renovações e realizações. Pequenas ou maiores, mas em movimento! E que façamos do novo ano uma festa... com tempo para planejar, realinhar, fazer acontecer, comemorar e usufruir das nossas conquistas!