segunda-feira, 28 de julho de 2008

Paella & Cia

Fim de semana delicioso em família! Fomos até Taubaté, chegando na sexta-feira. À noite curtimos um barzinho muito gostoso em Pinda(monhangaba), com música ao vivo e umas torradinhas de entrada que... Nossa! Difícil dizer o que era mais gostoso ali. Acho que tudo, o nosso grupo (já me falaram que ‘grupo’ é coisa de excursão... :p), o lugar e o momento...
.
Sábado também, que delícia de dia... café da manhã maravilhoso (minha cunhada caprichou!), churrasco maravilhoso e noite maravilhosa em Campos do Jordão! Gente, que frio! Chegamos lá com a temperatura de 12ºC. De repente 5ºC e quando voltamos, por volta da 1:00 da manhã, já estava 1ºC. Mas que charme de cidade. Tudo muito bonito, bem transado, tranquilidade para andarmos em plena madrugada sem receio de nada... enfim, adoramos o passeio!
.
Domingo... Aaah... voltamos para casa! Mas com outros finais de semana planejados, claro! Agora, vou compartilhar uma delícia com vocês... Meu irmão fez no almoço uma Paella na brasa que, sem exagero, estava di-vi-na. Nossa! Eu sei que ele é bom nisso, mas nessa ele deu show! Com a permissão dele e sem maiores comentários, aqui está a receita com as fotos. Bom apetite!
Ah! Essa Paella foi feita na brasa, mas pode ser feita no fogão desde que o queimador seja de tamanho adequado (grande).
.
Paella do Minho



Ingredientes

- 4 xícaras (chá) de arroz (prato fino)
- 300 g de peito de frango em cubos
- 300 g de lombo ou pernil
- 3 gomos de lingüiça toscana (sem pele em pedacinhos)
- 400 g de lulas limpas, cortadas em rodelas e com as perninhas- 200 g de camarões médios ou pequenos
- 400 g camarões grandes (para enfeitar)
- 200 g marisco (limpo ou c/ casca para enfeite também) - opcional
- 3 cebolas médias picadas ou raladas
- 3 dentes de alho- 2 pimentões 1 vermelho ou amarelo (1verde sem pele assado p/ enfeite) - opcional- 250 g de ervilha fresca- 5 tomates médios maduros, sem pele picados- 3 colheres (sopa) de salsinha picada- açafrão, páprica doce e picante, sal e pimenta branca a gosto ou 1 envelope 4 g de Paellero*
- 100 ml de azeite- 2 tabletinhos de caldo de galinha
- 2 colheres de chá de sal- 1 copo de vinho branco- cheiro verde picado

(*) Tempero pronto p/ paella (espanhol) normalmente encontrado em bons supermercados.

Modo de Preparo

Caldo: Ferver 6 xícaras de água e adicionar caldo de galinha, ½ copo de vinho branco, 2 ramos inteiros de cheiro verde. Faça um caldo, cozinhando por cerca de 5 min. Reserve e utilize quente p/ o cozimento do arroz.

Picar ½ xícara de pimentão amarelo ou vermelho em quadradinhos pequenos.
Numa frigideira, coloque o azeite, aqueça e vá acrescentando na ordem o lombo de porco a carne de frango (todos já temperados c/ ervas, cebola, sal e pimenta) e a lingüiça. Refogue por cerca de 15/20 minutos (ou até dourar). Acrescente o alho e a cebola picada. Mexendo sempre, adicione em seguida ½ copo de vinho branco. Continue mexendo. Acrescente os pimentões e deixe fritar por mais alguns minutos. Adicione as 4 xícaras de arroz e refogue. Inclua os tomates bem picadinhos, e demais temperos (açafrão, páprica doce e picante, sal e pimenta branca a gosto ou 1 envelope de Paellero) . Adicione o caldo feito com água, salsa e caldo de galinha. Antes de misturar acrescente as ervilhas, lulas e os camarões pequenos (mexa tudo muito bem). Depois de 10/15 minutos, acrescente os camarões e o marisco sobre o arroz. Deixe acabar o cozimento do arroz.
Cubra a paella com papel alumínio.

Se necessário, vá acrescentando água / caldo quente para que o arroz cozinhe bem. Sirva quente em prato enfeitado com tiras de pimentão, salsinha picada e o camarão. - Rendimento - 10 porções.