segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Mudanças...

.
Há quem diga, no âmbito da filosofia, que a infelicidade dos homens provém da esperança (nessa frase, Albert Camus). Parece estranho, mas é verdade sob uma determinada perspectiva.
.
É verdade quando essa esperança - nociva - nos coloca só no plano das idéias, da idealização... Quando é aquela que paralisa, adia, acomoda e nos deixa esperando até sabe-se lá onde. Já a esperança que nos leva às realizações, é aquela que nasce como um desejo (até aí normal, claro), cresce, toma forma, vira projeto e sai do “papel”; movimenta, sacode, se concretiza de alguma maneira mesmo que, pouco a pouco, vá sendo adaptada e, na maioria das vezes, melhorada!
.
Sabemos que a incansável busca pela felicidade faz parte do drama da raça humana, afinal, nada é perfeito, eterno e, além de disso (caramba, como complicamos), nem sempre a reconhecemos como tal! Mas temos a capacidade de encontrar o equilíbrio entre o que somos e o que desejamos... Às vezes com muito esforço, vamos admitir né.

O melhor da história toda: como é bom quando constatamos que a realidade está se tornando melhor do que os nossos sonhos!

Felicidades mil para meu filho que está mudando de universidade, de cidade, indo atrás dos seus desejos! Para você que está perseguindo seus sonhos! Para todos nós que nos inquietamos em busca de paz e da (bem)dita, felicidade!

(gravura: mother and child /gustav klimt)

.