segunda-feira, 6 de abril de 2009

Nova Páscoa, de novo!


A quaresma na São Paulo da minha infância tinha um tempo cinzento, uma garoa típica desses dias, principalmente na sexta-feira santa. Esse era o dia de assistirmos na telona A Paixão de Cristo, Os 10 Mandamentos, O Manto Sagrado e muitos outros do gênero. Outro dia, eu e minhas inseparáveis e melhores amigas da adolescência, Marisa e Sandra, relembrávamos essa época. Também era o dia em que nós não podíamos ouvir música, o que nos era um grande sacrifício! Era pecado, mas colocávamos o som muito baixinho, afinal ninguém é de ferro.
.
O Cine Tamoio virou igreja, mas quantas emoções eu tive ali naquele pedacinho de chão. Lá eu assisti os impactantes Planeta dos Macacos e depois No Mundo de 2020. Nossa, saí calada do cinema, me lembro muito bem disso. Eu que já gostava do Charlton Heston, fiquei mais fã ainda... Prato cheio pra sexta da paixão em que o silêncio valia ouro...rs. Teve também Romeu e Julieta, Love History e muitos outros, mas ai já não tem nada a ver com Páscoa, que era do que eu falava.
.
Então, voltando, me lembro das aulas de catecismo e do quanto eu ficava impressionada com aqueles santos cobertos com panos roxos nas igrejas. Dos sapatos novos que eu usava nos domingos de Páscoa, sei lá porque, mas sei que tinha sapato novo nesse dia. Ah... e claro! Dos ovos de chocolate que eu fazia durar por semanas. Eu gostava de levar um pedacinho daquele chocolate (de ovo de páscoa é diferente mesmo) para comer no recreio da escola, mas com pão. Delícia total!
.
Pena que eu não sei onde foi parar, mas temos uma foto da família toda no quintal, segurando um bolo feito pela minha avó e enfeitado com um ovo de Páscoa. Claro né, a foto dentro de casa não ficava legal naquele tempo, ao menos com a máquina que tínhamos. Hoje ela é engraçada... todos olhando para aquele bolo no meio das plantas...rs. Ainda vou encontrar essa foto!
.
É assim mesmo, embora as datas tenham seu significado universal, elas podem ter um todinho nosso... especial. Funcionam como um despertador, bate aquele dia e trimmmmmmm.... Lá vem! Assim é a Páscoa para mim, dá saudade!
.
Uma feliz Páscoa para você! Que a cada ano você tenha mais e mais lembranças gostosas , não importa a data, e que despertem você - sempre mais um pouquinho - para as coisas deliciosas da vida. Esse é um bom jeito de pensar na ressurreição, no renascimento...
.