sábado, 25 de agosto de 2007

A Dupla Chama

*você pode ler ouvindo música - é só acionar a tecla "play" no final do post
.
"Na chama que sobe existem duas chamas: uma branca, que brilha e clareia, tendo uma raiz azul na ponta; outra vermelha, que é ligada à madeira e ao pavio que queima“
(Blaise de Vigenére em Traité du Feu et du Sel - 1628)
.

Octavio Paz recriou essa imagem em um de seus mais belos livros - A Dupla Chama (1993). Associa a chama vermelha ao erotismo e a azul ao amor, representações humanas da sexualidade simbolizada pelo fogo. Nele, ele passeia de forma elegante e brilhante por entre vários aspectos da amplitude de um sentimento composto de muitas facetas - o amor.

Essa frase merece ser colocada aqui por mostrar a essência dessa obra:

"O desejo é mais vasto que o amor, mas o desejo de amor é o mais poderoso dos desejos. O amor é tudo, em si."

Existem muitos pontos interessantes que valeriam ser aqui destacados, mas tomariam um espaço enorme! Porém, um outro recorte que eu vou fazer é o da idéia de que ao se abraçar a presença, o corpo desejado, o corpo amado, esse se torna infinito. Nos perdemos como físico e nos recobramos como sensações. É como uma espiral em que o casal se encontra como corpos e, transcendendo a matéria, volta a se encontrar após ter se anulado como substância... Bem, isso me faz lembrar de Drummond em O Amor Natural, "Amor - pois que é palavra essencial... quem ousará dizer que ele é só alma?"
.
Interessante também sua visão sobre a necessidade insana de se dar liberdade ao outro e a, não menos insana, necessidade de aprisionamento que se impõe num movimento de preservação do seu bem maior. Conflito de idéias e sentimentos. Mas tudo bem! Chama arde, aquece, queima... as divagações podem ser, e são, infinitas...
.
A dupla chama. Erotismo e amor, matéria e alma... se convertem em lume, como a metáfora do fósforo aceso... ele existe porque explode em todas as suas possibilidades.
.
Para terminar... o beijo! Já que o assunto é fogo... :p
.
Por enquanto, o que me dá maior prazer além da música é o beijo na boca. Aquele lance do beijo que é o “fósforo aceso na palha seca do amor”. O beijo começa tudo; é da boca que vem a relação… a primeira vez que se entra numa pessoa. (Cazuza, por ele - 1990).
.
Um pouco sobre o autor: Octavio Paz nasceu na Cidade do México em 31 de março de 1914, filho de um advogado de sangue aborígene e de uma espanhola. Durante a Guerra Civil Espanhola, viajou para a Espanha para lutar ao lado das forças antifascistas. De volta ao México, dedicou-se a uma intensa vida literária, só interrompida com sua morte em 20 de abril de 1998.
Alguns de seus melhores livros são ensaios com densas reflexões filosóficas, como O labirinto da sociedade, de 1950.
De 1962 a 1968 Octavio Paz foi embaixador do México na Índia. Deixou o cargo em protesto contra a violência da repressão do governo mexicano às manifestações estudantis de 68.
Ganhou o prêmio Cervantes em 1981 e o Nobel de Literatura em 1990, pelo conjunto da obra. A dupla chama (La llama doble) é uma de suas últimas obras, um livro maduro escrito em apenas dois meses, em 1993, mas já planejado desde a estada na Índia, em 1965. A dupla chama vale como um resumo de toda a trajetória literária deste que foi o maior escritor mexicano. (Nota de Constelar)
.


segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Torta Especial de Limão

.

.Essa torta é especial por levar quatro cremes e ficar muito leve! O do fundo é de chocolate branco com limão. É deliciosa!

Receita super testada, adaptada e escolhida para ocasiões especiais. A da foto eu fiz para o Open House do apto de um casal muito querido :)

Vamos a ela!

- Massa
200 g de biscoitos Maizena moídos no liquidificador
120 g de manteiga (sem sal) em temperatura ambiente.
Incorpore bem os dois ingredientes e forre uma forma desmontável (média) com essa massa.
Leve ao forno por 15 min ou até que doure ligeiramente.

- Creme de Chocolate Branco
200 g de chocolate branco
1/2 lata de creme de leite (com o soro)
1/4 xícara de suco de limão
Derreta o chocolate em banho-maria e misture-o ao creme de leite. Adicione o suco de limão e incorpore-o bem até ficar um creme liso.

- Mousse de Limão
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
½ xícara de suco de limão
2 colheres (sopa) gelatina incolor
3 claras
Misture o creme de leite, o leite condensado e o suco de limão. Polvilhe a gelatina em pó sobre 4 colheres de água fria. Deixe hidratar por uns minutos e leve ao banho-maria para que se dissolva. Incorpore-a ao creme de limão.
Bata as claras em neve e misture-as, delicadamente, ao creme.

- Creme de Limão
1 lata de creme condensado
Suco de 3 limões
Misture bem.

- Falso Chantilly
3 claras batidas em neve com 2 colheres (sopa) de açúcar misturadas a uma lata de creme de leite.

Montagem da Torta

Sobre a massa de biscoitos, já fria, coloque nessa ordem:
- Creme de chocolate branco
- Mousse de limão
Leve para gelar por 2 horas e coloque o creme de limão. Para finalizar, coloque o creme de claras (falso chantilly).
Leve à geladeira. De um dia para o outro fica ótimo.
Desenforme e decore com raspas de limão antes de servir.
.
Enjoy!


Paulo, aqui vai um agradecimento pela sua ajudinha muito especial!