sábado, 25 de agosto de 2007

A Dupla Chama

*você pode ler ouvindo música - é só acionar a tecla "play" no final do post
.
"Na chama que sobe existem duas chamas: uma branca, que brilha e clareia, tendo uma raiz azul na ponta; outra vermelha, que é ligada à madeira e ao pavio que queima“
(Blaise de Vigenére em Traité du Feu et du Sel - 1628)
.

Octavio Paz recriou essa imagem em um de seus mais belos livros - A Dupla Chama (1993). Associa a chama vermelha ao erotismo e a azul ao amor, representações humanas da sexualidade simbolizada pelo fogo. Nele, ele passeia de forma elegante e brilhante por entre vários aspectos da amplitude de um sentimento composto de muitas facetas - o amor.

Essa frase merece ser colocada aqui por mostrar a essência dessa obra:

"O desejo é mais vasto que o amor, mas o desejo de amor é o mais poderoso dos desejos. O amor é tudo, em si."

Existem muitos pontos interessantes que valeriam ser aqui destacados, mas tomariam um espaço enorme! Porém, um outro recorte que eu vou fazer é o da idéia de que ao se abraçar a presença, o corpo desejado, o corpo amado, esse se torna infinito. Nos perdemos como físico e nos recobramos como sensações. É como uma espiral em que o casal se encontra como corpos e, transcendendo a matéria, volta a se encontrar após ter se anulado como substância... Bem, isso me faz lembrar de Drummond em O Amor Natural, "Amor - pois que é palavra essencial... quem ousará dizer que ele é só alma?"
.
Interessante também sua visão sobre a necessidade insana de se dar liberdade ao outro e a, não menos insana, necessidade de aprisionamento que se impõe num movimento de preservação do seu bem maior. Conflito de idéias e sentimentos. Mas tudo bem! Chama arde, aquece, queima... as divagações podem ser, e são, infinitas...
.
A dupla chama. Erotismo e amor, matéria e alma... se convertem em lume, como a metáfora do fósforo aceso... ele existe porque explode em todas as suas possibilidades.
.
Para terminar... o beijo! Já que o assunto é fogo... :p
.
Por enquanto, o que me dá maior prazer além da música é o beijo na boca. Aquele lance do beijo que é o “fósforo aceso na palha seca do amor”. O beijo começa tudo; é da boca que vem a relação… a primeira vez que se entra numa pessoa. (Cazuza, por ele - 1990).
.
Um pouco sobre o autor: Octavio Paz nasceu na Cidade do México em 31 de março de 1914, filho de um advogado de sangue aborígene e de uma espanhola. Durante a Guerra Civil Espanhola, viajou para a Espanha para lutar ao lado das forças antifascistas. De volta ao México, dedicou-se a uma intensa vida literária, só interrompida com sua morte em 20 de abril de 1998.
Alguns de seus melhores livros são ensaios com densas reflexões filosóficas, como O labirinto da sociedade, de 1950.
De 1962 a 1968 Octavio Paz foi embaixador do México na Índia. Deixou o cargo em protesto contra a violência da repressão do governo mexicano às manifestações estudantis de 68.
Ganhou o prêmio Cervantes em 1981 e o Nobel de Literatura em 1990, pelo conjunto da obra. A dupla chama (La llama doble) é uma de suas últimas obras, um livro maduro escrito em apenas dois meses, em 1993, mas já planejado desde a estada na Índia, em 1965. A dupla chama vale como um resumo de toda a trajetória literária deste que foi o maior escritor mexicano. (Nota de Constelar)
.


3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei demais da descrição das coisas.... preciso ler este livro.

Beijo. bom final de semana

Paulo disse...

Muito legal! Não conheço o escritor, mas achei fantástica a associação com a dupla chama.
Adorei também a música com o clipzinho. Essa versão com o Louis e a Ella é uma delícia, mas é impossível não lembrar do solo da "Mama" Cass (The Mamas & The Papas) cantando essa canção.
Ah... Gostei também das suas lembranças das músicas de filmes. Realmente "Um Homem e Uma Mulher" e "A Primeira Noite de Um Homem" merecem constar de qualquer relação dessa natureza.
Eu só não citei Temptations (Night and Day), ou "She" com Elvis Costello, porque são lembranças mais pessoais.
Mas adorei a sua colocação.
Beijos.

Daniel Serrano disse...

Passo para agradecer à visita e ao comentário. ;)