segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Bolo Afogado de Chocolate

.
Outro dia vimos essa receita na televisão (programa Mais Você/Globo) e alguém me pediu para ser minha cobaia, afinal esse bolo eu nunca tinha feito. Fiz nesse final de semana numa pausa da minha terrível gripe e dai, o Paulo, também gripadíssimo, provou e aprovou (calma, ele não perdeu o paladar com a gripe...rs). No nosso caso, por motivos óbvios, não nos servimos do bolo com sorvete de creme, mas deve ficar muito bom! Aliás, esse bolo é uma delícia quente ou frio... e prático também, porque já vem com a calda ao ser desenformado.
.
Ah, falando em gripe, essa é daquelas que deixa até a alma dolorida! Com certeza deve ter um nome da moda que eu ainda não sei... E como tem gente com essa danada, viu! Aproveitando, vou colocar aqui uma daquelas receitas caseiras para gripe. Ela é boa mesmo para acalmar a tosse, aquela que não nos deixa dormir. É assim: embrulhe um limão com papel alumínio, todo cobertinho, mas deixando o papel um pouco folgado. Leve ao forno (já quente) por 20 minutos. Desembrulhe-o com cuidado para não se queimar (ele estará amarelado), corte ao meio e aperte-o para que o sumo escorra para um copo. Não tem problema se cair bagaço junto. Coloque a mesma medida (do caldo no copo) de mel, misture bem e pronto. O negócio é ir tomando uma colherinha de hora em hora na crise ou na hora de ir para cama. É simples, mas funciona!
.
Bem, voltando ao bolo, ai vai a receita e olhando aquela parte que fala para derramar a calda quente no bolo crú, parece que não vai dar certo, mas não tem erro, a foto está aí para comprovar ;)
.

. Bolo Afogado de Chocolate

.

2 xícaras (chá) de água
2 xícaras (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) cheias de chocolate em pó
Misture os ingredientes e leve ao fogo, mexendo bem. Deixe ferver por uns minutinhos para que fique uma mistura bem lisa. Desligue e reserve.

100 g de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) fermente em pó
400 ml de leite
Bata na batedeira a manteiga com o açúcar. Em seguida vá adicionando a farinha, o chocolate, o fermento, alternando com o leite. Fica uma massa grossa, bem pastosa. Em seguida coloque-a numa forma fartamente untada com manteiga e jogue por cima aquela calda reservada, ainda quente. Leve ao forno pré-aquecido, temperatura de 180 graus, por 30 minutos ou até que colocando um palito, ele saia seco. Desenforme ainda quente em um prato fundo, com bordas ou em um refratário, e cuidado para não se queimar com a calda.

Dica: quando colocar a calda em cima da massa crua, não deixe de banhar nenhum pedacinho, ela tem que ficar toda molhada.